O QUE É PSICANÁLISE?

É a ciência do inconsciente. É conhecida também como a ciência Arte. É a forma de tratamento das neuroses através do processo de Livre Associação, Interpretação de Sonhos, análise dos Atos Falhos e da Resistência. A Psicanálise foi criada pelo grande médico neurologista judeu/Austríaco Sigmund Freud, que viveu entre 1856 e 1939. É uma ciência de vanguarda, da maior importância para que o homem se compreenda, se resolva e compreenda o próximo na sociedade em que vive. No dizer de Freud " é a profissão de pessoas que curam almas, que não necessitam ser médicos e que não devem ser sacerdotes". Seu propósito é descobrir, no inconsciente dos seres Humanos, suas necessidades, complexos, traumas e tudo que perturbe seu equilíbrio emocional.
 
Diferenças entre a Psicanalista a Psiquiatria e a Psicologia?

 

A  PSIQUIATRIA
É a parte da medicina que se ocupa das doenças mentais ou melhor dizendo, "doenças cérebromentais" aquelas de origem orgânica, geralmente apresentando lesões do córtex cerebral, e sua terapia se efetua por meio de processos medicamentosos, cirúrgicos, eletro-choques, etc. A atuação do psiquiatra incide, especialmente, sobre as psicoses.
 


A PSICOLOGIA
É a ciência que se preocupa com o comportamento humano em seus aspectos e conduta objetivos observáveis, que possam ser medidos, testados, compreendidos, controlados, descritos e preditos objetivamente. Pode-se afirmar que o psicólogo se ocupa, antes de tudo, com a mente consciente do homem, utilizando-se de aplicação de testes e de outros recursos de sua especialidade.


 
COMO FUNCIONA A PSICANÁLISE ON-LINE?
 A psicanálise On-line, agrega a todos os preceitos consagrados na psicanálise clássica, novos mecanismos de trabalho, utilizando-se das possibilidades que a moderna tecnologia lhe oferece, a exemplo de outras formas de terapia que já utilizam esta modalidade.
Há nesta forma de trabalho, vantagens que devem ser destacadas como: permitir o acesso a clientes que moram em locais onde não há psicanalistas ou clientes que não querem ou não aceitam ir ao consultório, oferecer flexibilidade nos horários, permitir maior abertura emocional e oferecer preços menores que a média cobrada pelos psicanalistas tradicionais.

 

QUEM É O PSICANALISTA?
É um profissional Clínico que pratica a Psicanálise  empregando metodologia própria pelo princípio evasivo.
É o profissional que aplica os princípios, os postulados, as técnicas e os métodos da Psicanálise no tratamento ou na prevenção de distúrbios psíquicos de natureza inconsciente, tais como: inadaptações, timidez, impulsividade, sentimento de culpa, desgosto obsedante, escrúpulo excessivo, distrações desagradáveis, dúvidas persistentes, abulias, fobias, obsessões, neurastenias, neuroses de fracasso, etc. e perturbações sexuais e somáticas de origem psíquica.


 
COMO SE FORMA O PSICANALISTA?
No Brasil e no mundo, a Psicanálise é exercida livremente (não é regulamentada), contudo sob critérios éticos bastante rígidos. No nosso caso, no Brasil, seu exercício se dá de acordo com o artigo 5.º, incisos II e XIII da Constituição Federal. Sobre a legalidade da prática profissional psicanalítica, acrescenta-se ainda o Parecer do Conselho Federal de Medicina, Processo Consulta 4.048/97 de 11/02/98. Parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do Ministério do Trabalho. Parecer n.º 159/2000 do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República, do Distrito Federal, e Aviso n.º 257/57, de 06/06/1957, do Ministério da Saúde, este último como marco histórico.